é tendência fugir das tendências?
spoiler: essa palavra vai se repetir muito no texto, mas prometo que é por um bom motivo.
Esse final de semana eu assisti um vídeo no TikTok do porquê a gente não precisa odiar as tendências. Aí eu fui entender que o vídeo era uma resposta à trend que está rolando na rede, sobre odiar tendências. É isso mesmo, a plataforma mais lançadora de tendências da história da humanidade começou a odiar tendências. Rs.
Essa trend me fez refletir bastante. Mas de cara eu fiquei super feliz. E vou (tentar) explicar porquê:
Sempre que surge uma tendência que eu percebo que a aderência é alta e rápida, eu fujo dela. Principalmente quando é algo meio novo pro meu estilo. Abaixo os dois maiores motivos:
O primeiro é mais óbvio: eu não gosto de me vestir igual a todo mundo. Nunca gostei. Desde que estudava em um colégio que quase todo mundo se vestia igual, em Porto Alegre. Eu era daquelas que buscava as refs mais longe de onde eu estava, pois queria ser diferente. E apesar do meu estilo ter mudado muito (ainda bem!), eu sigo com essa aversão de ser igual a todos. Ouso dizer que hoje ainda mais - tenho pavor de correr o risco de parecer que saí de um viral do Tiktok.
Eu não compro por impulso e tento sempre fazer escolhas certeiras para durar no meu armário além de uma estação. Para durar além de tendências passageiras. E não estou dizendo que quando uma tendência passa é pra gente parar de usar, pelo contrário. Mas normalmente quando ela atinge uma grande massa e todo mundo ao nosso redor está usando a mesma coisa, a gente tende a enjoar do que vemos. E eu enjoo bem fácil.
E pra exemplificar, duas peças trendy que agradeço por não ter comprado:
Adidas Samba: lembro que vim passar uma semana a trabalho em NYC pronta pra comprar um par, em 2022. Mas quando eu comecei a andar no metrô e ver que pelo menos metade das pessoas legais estavam usando esse tênis, eu pensei, “vou enjoar”, e não comprei. Só que uma coisa é certa: eu não aguento mais esse tênis, mas se tivesse comprado, me obrigaria a seguir usando justamente pra provar que não uso só pela trend, rs. E acho que são essas coisas que reforçam o nosso estilo pessoal, sabe? Que diferenciam uma pessoa estilosa de uma pessoa que segue a moda.
Uma das novas bolsas de palha da Loewe: eu amo bolsas de palha e complementar os looks mais chic com uma faz muito parte do meu estilo. E até pouco tempo eu achava a Loewe uma marca que além de chiquérrima, era cool pra fazer esse hi-lo. Só que ela ficou tão, mas tão banalizada (e cara), que pra mim ela perdeu esse poder de deixar um look mais cool. Virou mais uma Gucci. E não se engane, eu ainda amo a marca. Mas acho que uma eco bag às vezes faz melhor esse serviço.

Isso quer dizer que eu nunca compro nada que é trendy?
Claro que compro! Modéstia à parte, eu sou uma pessoa que identifico muito as tendências antes da grande ascensão delas, e trazer isso pra forma que eu me visto faz parte da minha personalidade. E vou falar a seguir de alguns “truques” que me ajudam a compor looks atuais, sem me fazer parecer com ninguém, que não eu mesma:
Quando uma tendência é claramente o meu estilo, eu sei que mesmo depois dela ter passado e cansado os olhos da maioria, eu vou continuar usando. Um exemplo disso são as cowboy boots, que tiveram o seu auge lá por 2022, mas mesmo assim eu ainda tenho - inclusive usei a minha esses dias pra ir em uma bloc party do Spike Lee (não vou mentir, tô name dropping aqui mesmo, rs. É que é impossível fingir costume quando o Spike Lee faz uma bloc party a algumas quadras da sua casa, né?). Outro exemplo é o Nike Cortez, que teve o seu grande momento (lá por 2017, talvez?), passou, e segue no meu armário, e em alguns looks meus também.
Esse primeiro ponto me leva ao segundo: comprar uma tendência quando ela não é mais uma tendência. Pra mim, nada comprova mais personalidade e estilo pessoal quando uma pessoa sabe se vestir com algo que já passou. Fora que eu acho chic demais comprar uma peça que foi o auge (e passou) pela metade do preço em um brechó.
A melhor forma de trazer tendências pro look sem ter que comprar algo que podemos enjoar depois? Pelo styling. Volta e meia alguém inventa uma nova forma de dobrar a manga da camisa, ou resolve deixar a camiseta aparecer por dentro e por baixo do micro shorts, ou simplesmente resolve deixar a meia calça aparecer por cima do cós da saia. Normalmente esses truques-tendências viralizam menos do que as peças-tendências, porque eles exigem mais criatividade. É mais “difícil” se inspirar em um truque de styling do que simplesmente colocar no carrinho e comprar uma peça nova. Exige mais criatividade. E por isso eu amo. Porque você entra na tendência com o seu próprio estilo, com o que você já tem no closet. E no final, quase ninguém fica igual, pois cada um faz da sua forma, com os seus looks.
E a melhor forma de estar por dentro desses truques de styling é fugir um pouco dos perfis virais e acompanhar o styling dos desfiles, de marcas que você curte e os looks de street style (amo os perfis de TikTok e IG que mostram as pessoas “reais” andando nas ruas).
Vi esse styling de polo por cima da camisa na Frankie Shop e na Better Us e fiquei louca pra testar com peças que eu já tenho em casa. E agora voltando também ao vídeo do TikTok: eu também concordo que você não precisa odiar as tendências. E concordo que é a forma que você style o look que faz você parecer com todo mundo ou não.
E se você não tem certeza do seu estilo ainda, é só não aderir a todas as trends juntas ao mesmo tempo em um mesmo look.
Aqui um exemplo de um look com bermuda jeans (ou jorts), uma peça que ficou super trendy, e com uma bota da Acne que já “saiu de moda”, mas que pra mim é clássica e vou usar sempre. E aqui a minha última aquisição, a minha versão (e do JW Anderson) de Mary Jane Flats, o sapato mais trendy de todos os tempos. Será que vou usá-la de forma viral ou vou inventar meus próprios looks? Rs. Pra finalizar, além do que eu disse aí em cima, se você usar por exemplo, um Adidas Samba com o seu look, no seu estilo, dificilmente você vai estar mal. Agora se você montar o look inteiro com peças trendy, você vai parecer que saiu direto de uma trend do TikTok.
E são dessas tendências que eu diria pra você correr.